top of page

REPRESONTOLOGIA INAUGURAL: A PRIMEIRA GERAÇÃO DE UMA CIÊNCIA EM FORMAÇÃO

Atualizado: 17 de jan.

Por Ricardo Cortez Lopes*


A represontologia, enquanto ciência, pesquisa especificamente as representações por meio de seu comportamento e composição. Ninguém é dono dela; ela pertence à humanidade, tal como a História, a Geografia, a Química etc. Portanto, ninguém, individualmente, tem o direito de dizer o que é a represontologia: este é um trabalho para os pares científicos e, mesmo assim, ocorrerão discussões, as quais serão oportunas e enriquecedoras.


Na Sociologia, Max Weber lançou tratados de sociologia abrangente, e Durkheim escreveu diversos livros sobre sua sociologia da moral. Mas nenhum dos dois é considerado a Sociologia em si mesma, e sim clássicos que fundaram escolas de pensamento.


O mesmo se passa com a representação que aqui apresentamos. Você acompanhará a proposição de um método, de uma epistemologia e de um objeto, mas, para ser um represontólogo, você não precisa comungar 100% dessas ideias. É claro que será necessário concordar minimamente que a representação seja um objeto independente e que seja possível estudá-la por meio de uma metodologia e de uma teoria. Este é o consenso mínimo, mas não o máximo.


Ainda no exemplo da Sociologia, quando Weber desenvolveu sua concepção sociológica, muito dela se desviou das já antigas História e Economia. Durkheim, por sua vez, tinha formação em Filosofia e Pedagogia. Esse é um dos motivos para existirem vertentes diferentes. A represontologia, por enquanto, conta com apenas um autor de base e outros dois que têm ajudado fixamente na aplicação do método, sendo o trio (que compõem esta primeira geração) oriundo da Sociologia, da História e das Letras. Há também alguns autores que a conjugam com a Teoria Crítica.


Por isso a chamamos de represontologia inaugural. Quando você inaugura uma loja, não está prevendo se ela vai falhar, se vai crescer, se o terreno será vendido ou se abrirá filiais: apenas sua atividade começou, e o futuro estará aberto.







* Escritor e Pesquisador. Doutor, Mestre e Graduado em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2018, Instituto Parajás (@institutoparajas)

 

Revista Parajás (@revistaparajas) - ISSN: 2595-5985

Revista Colirium (@revistacolirium) - ISSN: 3085-6655 

Revista IBEFAT (revistaibefat)

  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Spotify
bottom of page