top of page

História

Concebido como um empreendimento acadêmico multidisciplinar voltado para as Ciências do Estado, o Instituto Parajás foi estabelecido em 2018, sob a diligência dos seus fundadores, marcando sua inauguração com a criação da Revista Parajás e a organização de diversos eventos presenciais na cidade de Montes Claros-MG.

Com a irrupção da pandemia e a consequente imposição do isolamento social a partir de 2020, o Instituto Parajás expandiu sua atuação para o ambiente digital, utilizando plataformas como Instagram e Youtube, entre outras. Palestras online, webnários e podcasts passaram então a integrar a agenda dos membros do Instituto, que se dedicam à disseminação de conhecimentos nas amplas esferas das ciências humanas e sociais.

Durante esse período, o Blog Parajás esteve ativo, contando com uma contribuição significativa e publicação de diversos textos escritos por acadêmicos de todo o Brasil. Os temas envolvidos abrangem uma ampla gama de áreas, incluindo história, política (interna e externa), comunicação social, cinema, arte, atualidades, relações internacionais, direito, geografia, sociologia, filosofia, antropologia, religião, entre outras.

No ano de 2024, o Instituto Parajás iniciou a disponibilização de cursos livres online, além de estabelecer sua atuação na publicação de livros acadêmicos através da Editora Parajás.

Parceiros:

264x264_edited_edited.jpg
unnamed.jpg
DwAXc_TXgAA2G1P.jpg
6b27e361036835.Y3JvcCwxMjgxLDEwMDMsMTAxLDA.png
adsfsdfdsg.png
bottom of page