top of page

O QUE SERIA UMA REPRESENTAÇÃO REPRESONTOLÓGICA?

Atualizado: 17 de jan.

Por Ricardo Cortez Lopes*


A represontologia é muito recente se a compararmos com a discussão sobre a representação. Com isso, temos milênios de debate, mas a represontologia entrou nesse campo há pouco tempo.


A representação, enquanto objeto, não precisaria do adjetivo “represontológica”, pois não vemos alguém falar em “sociedade sociológica”, “História historiográfica”, “Terra geográfica” ou “átomo químico”: isso seria, talvez, um tanto redundante. Contudo, embora a represontologia ainda não seja massivamente conhecida, essa precisão é útil, e esperamos que seja provisória.


Existem muitas definições do que é representação; basta observar a historiografia da noção. Algumas delas são menos divulgadas, ainda que consolidadas — representações semióticas, representação do saber, representação primitiva — e outras são bastante populares — teoria das representações sociais, representações coletivas, representação do conhecimento. A representação representacional é, ainda, menos difundida, embora já conte com algumas contribuições na academia por meio de publicações científicas.


Uma definição simples é que a representação representacional é a representação enquanto objeto científico direto — não enquanto conceito, teoria ou especificidade. Ela constitui a ambição final de uma teoria representacional: pensar o que a representação é. Se ela é algo objetivo, então possuirá uma composição interna e externa, e poderemos compreender como ela opera, independentemente do conteúdo de seu interior — e, por isso, sua metodologia permite coletar, analisar e comparar representações.


Logo, a representação representacional nada mais é do que a representação estudada enquanto objeto pela própria represontologia. O epíteto permite diferenciar outras definições, mas isso não reverbera na operação dessa ciência, nem faz da represontologia a “dona” da representação.





Referências:


LOPES, Ricardo Cortez. Repræsontologia: fundamentos da ciência das representações. São Paulo: UICLAP, 2024.





* Escritor e Pesquisador. Doutor, Mestre e Graduado em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2018, Instituto Parajás (@institutoparajas)

 

Revista Parajás (@revistaparajas) - ISSN: 2595-5985

Revista Colirium (@revistacolirium) - ISSN: 3085-6655 

Revista IBEFAT (revistaibefat)

  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Spotify
bottom of page