A DINÂMICA DA REPRESENTAÇÃO
- Ricardo Cortez Lopes

- 15 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de jan.
Por Ricardo Cortez Lopes*

Hoje realizamos um exercício simples de demonstração de alguns conceitos básicos da teoria das representações por meio de uma ilustração. Nela, observamos um indivíduo humano que visualiza um cavalo — no caso, a mídia — através de uma janela aberta e, a partir dessa percepção, pinta um quadro com base no que vê.
O pintor direciona seus sentidos para esse ser e ativa sua representação interna do cavalo, registrando-o mentalmente como tal e, assim, qualificando a mídia como o meio que veicula esse referente. Nesse momento, ele passa a produzir uma nova mídia sobre a tela, orientado por uma representação externa que conduz o traçado, embora sem carregar consigo todo o conteúdo mental que a sustenta.
A capacidade de transcrever de forma clara e inteligível o conteúdo da representação mental para a representação externa recebe o nome de nitidez. Ela exige domínio técnico daquilo que expressa a representação, permitindo maior clareza na comunicação e facilitando sua compreensão.
Curso de Introdução à Represontologia: https://www.institutoparajas.org/challenge-page/cc27cc60-1b9a-46f6-8d40-cad208f5a28b?programId=cc27cc60-1b9a-46f6-8d40-cad208f5a28b&participantId=aa1ccc75-5a7a-4ed5-a6a3-681736b3eea6
Tags: #Represontologia #Representatividade #Ciência #Representação #Representações #Imagem #Referente #Mídia #RepresentaçãoInterna #RepresentaçãoExterna #Percepção #Nitidez #MídiaProduzida
* Escritor e Pesquisador. Doutor, Mestre e Graduado em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Comentários