top of page

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE A REPRESONTOLOGIA E O REPRESENTACIONISMO (DE FOUCAULT)

Por Ricardo Cortez Lopes*


1) Semelhanças entre a Represontologia e o representacionismo em Foucault


a) Estudo das representações – Tanto a Represontologia quanto o pensamento de Foucault dedicam-se à compreensão de como as representações moldam, organizam e estruturam o conhecimento.


b) Crítica às estruturas de conhecimento – Em ambas as abordagens, as representações não são concebidas como neutras; ao contrário, exercem papel ativo na construção da realidade e na produção dos discursos.


c) Contextualização histórica e social – Tanto a Represontologia quanto Foucault enfatizam que as representações são indissociáveis de seus contextos históricos e sociais de emergência, circulação e legitimação.


* * *


2) Diferenças entre a Represontologia e o representacionismo de Foucault


a) Enfoque teórico e metodológico – A Represontologia, formulada por Ricardo Cortez Lopes, propõe-se como uma ciência específica voltada ao estudo das representações, dotada de regras, conceitos e métodos próprios. O representacionismo foucaultiano, por sua vez, não constitui um sistema metodológico fechado, integrando-se a uma análise crítica mais ampla dos discursos e das formações de saber.


b) Natureza das representações – Na Represontologia, as representações possuem estrutura definida e comportamento passível de análise científica sistemática. Em Foucault, as representações integram regimes discursivos que organizam o conhecimento e articulam saber e poder.


c) Perspectiva sobre o poder – A Represontologia concentra-se prioritariamente na composição, funcionamento e dinâmica interna das representações. Foucault, por outro lado, enfatiza como as representações participam de relações de poder, sendo produzidas, mantidas e transformadas no interior de sistemas discursivos específicos.





Referências:


LOPES, Ricardo Cortez. Repræsontologia: fundamentos da ciência das representações. São Paulo: UICLAP, 2024.





* Escritor e Pesquisador. Doutor, Mestre e Graduado em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

© 2018, Instituto Parajás (@institutoparajas)

 

Revista Parajás (@revistaparajas) - ISSN: 2595-5985

Revista Colirium (@revistacolirium) - ISSN: 3085-6655 

Revista IBEFAT (revistaibefat)

  • YouTube - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Spotify
bottom of page