A REPRESONTOLOGIA É UM MEIO TERMO ENTRE CIÊNCIA E FILOSOFIA?
- Ricardo Cortez Lopes

- 6 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jan.
Por Ricardo Cortez Lopes*
Essa pergunta surgiu no Grupo de Estudos sobre Represontologia no WhatsApp (aliás, você já está lá?). Em princípio, a represontologia é uma ciência, pois trabalha diretamente com evidências, mas alguns pontos podem nos levar a pensar sobre o que causa essa confusão.
Nome: o natural seria o nome da ciência ser representologia, com “e”. Contudo, esse nome já estava em uso em uma subárea da representação do conhecimento. Além disso, o termo represontologia reforça aquilo que a representação pretende: estudar a natureza da representação (“ta onto”) por meio de seu comportamento e de sua composição, sem depender de outras preferências disciplinares.
Mediação da representação: a representação é mediada, isto é, não afeta diretamente os sentidos (tal como o objeto da História, que já naufragou no mar do esquecimento). Nesse ponto, abrem-se muitas brechas para filosofar sobre o que é a representação, e toda a sua longa história intelectual vem à tona.
Pecha de conceito: comparativamente, existem muito mais revisões conceituais (e eruditas) do que uma historiografia propriamente dita da representação. Assim, a impressão que fica é a de que se trata apenas de um conceito — e essa seria a matéria-prima da filosofia. Para a represontologia, porém, a representação é um objeto independente, e não um conceito (embora esteja em busca de um, a partir das evidências).
Portanto, a confusão não é nenhuma ofensa, mas abre espaço para a reflexão sobre fronteiras disciplinares. Continue conosco e acompanhe muitos outros debates como este.
Curso de Introdução à Represontologia: https://www.institutoparajas.org/challenge-page/cc27cc60-1b9a-46f6-8d40-cad208f5a28b?programId=cc27cc60-1b9a-46f6-8d40-cad208f5a28b&participantId=aa1ccc75-5a7a-4ed5-a6a3-681736b3eea6
Tags: #Represontologia #Repraesontologia #Representação #Representações #CiênciaDasRepresentações #Filosofia #Ciência
* Escritor e Pesquisador. Doutor, Mestre e Graduado em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Comentários