THE BATMAN: QUANDO "SEVEN" CRUZA O "LONGO DIA DAS BRUXAS"

Atualizado: 5 de abr.



Por Alexandre Gossn*


Uma mistura bem sucedida de "Seven", "Silêncio dos Inocentes", "Clube da Luta", "Taxi Driver", "Zodíaco", "Ilha do medo", "Joker" e as graphic novels "O Longo Dia das Bruxas", "Vitória Sombria" e "Batman: Ano Zero".


O ritmo e a motivação do texto evocam "Seven"; a ambiguidade das personagens clama pelo "Clube da Luta"; os eventos macabros promovem o "Silêncio dos Inocentes".


A imundície de Gotham passa por "Joker", mas as locações em Glasgow (Escócia) e Liverpool (Inglaterra) conferem as gárgulas e sombras que a cidade da DC sempre pediu e não teve no live action.


O halloween está lá e, com ele, todo ar fúnebre que permeia "o Longo dia das Bruxas". O Riddler poderia ser perfeitamente os últimos terroristas da Noruega ou Nova Zelândia, ou qualquer ativista de extrema direita que troca dicas sobre violência na deep web.


Apesar da classificação no Brasil ser +13 (PG-13), não levaria nenhum menor de 16 anos ao cinema. Ao contrário das produções da Marvel, aqui os atos têm reais consequências; e a violência, gravidade e empatia reais.


Deformidades, tortura com o uso de animais, amputações, tudo é feito com requinte de crueldade e, mesmo que não explícita (ainda bem), a sugestão é mais que o suficiente para chocar como a película pede.


Não espere encontrar a típica história de mocinhos e vilões, e tampouco vá ao cinema pensando assistir ao gênero super-heróico. É um filme noir, macabro, narrado de forma depressiva em primeira pessoa com voz em off.


Acima de tudo, é um filme sobre orfandade, colapso de estruturas e seguridade social; sobre o poder dos símbolos e sobre as máscaras sociais que todos usamos.


Não diria se tratar do melhor filme super-heróico de todos os tempos, até porque, para mim, esta obra extravasou completamente o gênero.


É muito além e muito mais que o gênero; fala muito além do que poderia se a ele pertencesse e perturba tanto quanto um drama ou Thriller político, psicológico e/ou econômico.


Palmas a Matt Reeves e equipe.


Tags: #TheBatman #Batman #DCComics #DC #CavaleiroDasTrevas #OLongoDiaDasBruxas #Quadrinhos #Cinema #Arte


* Escritor, Pesquisador, Doutorando em Estudos Contemporâneos pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos, Urbanista e Advogado.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo