PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES 2022.



Por Alexandre Gossn*


Saudações cordiais a todos e todas.


Minas Gerais novamente - por conta da sua demografia irreplicável - se revela um Mini Brasil. A cultura política mineira, inclusive, sugere que Minas Gerais é a síntese do Brasil. O resultado das urnas em MG é basicamente o resultado do cômputo geral do Brasil. O sul produzindo resultados + similares ao de RS, SC, PR, RJ, ES e SP e o norte espelhando os resultados da região nordeste.


Bolsonaro não venceu, mas não foi derrotado. Elegeu 14 de 27 Governadores, quase 100 deputados em seu partido, mais de 1/3 do senado. Sai das eleições com quase 1 milhão de votos a mais que em 2018 e tendo perdido por margem mínima que não chegou a 2 milhões de votos. Mais que isso: ficará em uma posição onde seu movimento fica muito confortável: OPOSIÇÃO. A plataforma política bolsonarista sabe (como poucas) ser pedra e, neste papel, se sai melhor do que sendo vidraça. Sem juízo de valor, Bolsonaro entra para a História como um dos líderes mais populares do país e dotado de imenso capital político.


Lula foi eleito, mas não se pode dizer que foi exatamente vitorioso. Terá pela frente tarefas gigantecas, tais como criar um governo de coalizão capaz de abarcar diversos matizes políticos que vão desde o PSOL, passando pelo PT, MDB e até alas fisiológicas do Centrão que hoje estão com Bolsonaro. Possivelmente haverá uma tentativa de criar algo similar a Geringonça portuguesa, que comandou de Lisboa os lusos para enfrentar a Troika, o Banco Central Europeu e o FMI. Não será fácil. Certamente será um governo com enormes FALHAS, DEFEITOS e possivelmente pode não ser bem sucedido. É da democracia.


Por isso temos eleições de 4 em 4 anos, para que políticos nos sirvam e não o oposto.

Hoje estarei no podcast do Instituto Parajás (@parajaspodcast) e falarei mais do tema.


Em breve trarei ponderações sobre a EQUIPE DE TRANSIÇÃO que o candidato eleito pode nomear em até 48h, nos termos da Lei 10.609/2002.


E, claro, falarei das eleições para o Governo de SP, onde Tarcísio de Freitas venceu amplamente Fernando Haddad.


Abraços a todos.


Uma ótima segunda a todos nós.


Tags: #Brasil #Eleições2022 #EleiçõesNoBrasil #NovaRepública #Política #Lula #LuísInácioLulaDaSilva #JairMessiasBolsonaro #Bolsonaro #JairBolsonaro #BrasilRepublicano #Bolsonarismo #Lulismo


* Escritor, Pesquisador, Doutorando em Estudos Contemporâneos pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos, Urbanista e Advogado.

4 visualizações0 comentário